Sentimentos e sentidos

Na ânsia de ser tudo o que fui, e ainda sou, deixei-me guiar pelos sentimentos e pelos sentidos. Medos sempre tive. Medos que me fizeram ficar calado, quieto, pasmado perante aqueles que julguei grandes, maiores que eu. Senti sozinho tantas vezes aquilo que quis partilhar, deixei-me ficar na quietude do negro do meu ser, julgando-me a mim, sabendo-me pequeno, incapaz, desinteressante e ausente. Preferi a incerteza à certeza, mesmo que a certeza não fosse a que desejava. Deixei-me ficar tantas vezes ao longo da vida que lhes perdi a conta.

Teve dias, poucos, em que as forças me chegaram e avancei, ainda com medos, mas avancei. E sou sincero, que tantas e tantas vezes fiquei naquilo que chamas  “na merda”. Fosse pelos “e ses…” de não ter avançado, fosse por avançar e não ter, fosse por avançar, ter e não ser o que esperei. Algumas, poucas, vezes acertei na muche e fui feliz.

E sabes? Depois destes anos todos ainda tenho medos, ainda tenho momentos em que fico e momentos em que avanço. Momentos da certeza e da incerteza. Mas se houve alguma coisa que aprendi, é que ficar na merda dos “e ses…” é bem pior que ficar na merda da certeza de um não ou de não ser o que esperei. Hoje, avanço mais que fico. Hoje sei mais que ontem. E hoje sou mais completo. Sei que também o és. Sei que também o queres. Sei que tens medos. Sei que andas num ciclone doido, no turbilhão do ficar ou do avançar, na ideia da certeza dos “e ses..” ou na incerteza de uma resposta. Sei por onde andas. Por lá passei e passo todos os dias. Ainda passo. Há muitas coisas em que sabes mais e és melhor que eu. Há caminhos que fizeste que eu nunca fiz e não sei se alguma vez farei. Mas há outros, muitos, que quem os percorreu fui eu, que quem os conhece como a palma da mão sou eu. E digo-te, assim, de caras, não te fiques nos “e ses…”.

A merda em que ficas é muito maior que as outras todas…

Digo-te aquilo que a muita pouca gente já disse, porque até certo ponto me contradigo: deixa-te ir pelos sentimentos e sentidos.

E se ficares na merda, qualquer que ela seja, eu estou aqui, para te puxar, para te levantar, para te abraçar, para chorar por ti, para te lamber as feridas, para te fazer rir e para tudo o mais que possa fazer.

Sente e sonha.

Acredita-me.

Hodie mihi, cras tibi.

Anúncios

6 responses to “Sentimentos e sentidos

  • Sanxeri

    Também eu tenho medo do inseguro, do arriscado. E também eu quero mudar. A vida só tem piada se for aproveitada ao máximo. 🙂

    Os sentimentos devem ser o nosso guia. Sempre.

  • John Doe

    Todos temos esses medos. Uns mais que outros é certo, mas todos nós os temos. E temos que ter vontade e coragem de irmos vencendo esses medos. Fácil? Não. Nunca é. Mas ficar nos “e ses…” é demasiado mau. É a tristeza profunda de pensar no que poderia ser e poderíamos ter sido, ou poderíamos ter tido.
    Se queres tu também mudar, busca as forças que precisas, usa-as, transforma-te.

    Quanto aos sentimentos deverem ser nosso guia sempre, talvez sim, embora a razão nos dê cautelas necessárias. Sou da opinião que nunca devemos seguir os sentimentos cegamente. Mas isto não contraria a necessidade de seguir os sentimentos.

  • Sininho

    Neste como num ou outro texto, Hesitei arrastar-te para aqui porque notoriamente diriges um grito para alguém: mas hoje , depois de alguma troca sobre certezas e incertezas, sobre amarras e recuos, lembrei-me deste post… sei lá, lembrei-me.

  • John Doe

    Foi um post que achei necessário na altura. Um aviso à navegação…

  • Sininho

    Um bom aviso.

  • John Doe

    Não sei se foi…

    Foi escrito com a melhor das intenções…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: